sábado, 7 de julho de 2012

Outros Zatelli no Brasil - ZATELLI, Paolo e Luigi

“A IMIGRAÇÃO ITALIANA NO ESTADO DO ESPÍRITO SANTO - SANTA TERESA. Contudo, a glória da fundação da colônia Santa Teresa foi dada ao grupo que, no dia 12 de abril de 1875, partia de Trento, para, no dia 17, deixar a Europa, no vapor Rivadavia, e chegar ao Brasil a 9 de maio. No dia 31 do mesmo ano , saltaram os imigrantes na Vitória e, dias após, subiam, em canoas, O Rio Santa Maria da Vitória. Os componentes desse grupo foram: ...Luigi ZOtelli... Paolo ZAtelli... Vieram com suas famílias, entregaram-se ao trabalho da derrubada das matas para a limpa de estradas e sua conseqüente conclusão, o que, somente após, foi alternado com o preparo das colônias. Aos sábados. Interrompiam-se os trabalhos, a fim de que fossem receber provisões, em Cachoeiro de Santa Leopoldina. Viagem a pé uma via dolorosa.” In: http://www.portalitalia.com.br/historia/es/stateresa.asp - dia 15/10/2011 – 19:00 Hrs. Depois Paolo e Luigi (que aliás aparece como ZOtelli, seria um erro de compreensão dos redatores do texto ou dos que realizaram os registros manuscritos?) desaparecem dos registros posteriores do Espírito Santo Sabemos menos ainda se Paolo, Luigi e Andrea – vindos do Trento com alguns meses, de diferença no desembarque, poderiam parentes, conquanto no Trento hajam muitos outros Zatelli que ficaram para trás e cujos relacionamentos com Andrea, o nosso Zatelli, ou com o Paolo e Luigi, também não puderam ser comprovados (Como se pode ver no texto: Especulações à cerca dos prováveis ascendentes de Andrea Fortunato Francesco Zatelli na Itália). E há ainda a dúvida pertinente a grafia do sobrenome de Luigi ZOtelli, já referenciada no parágrafo anterior. Em 2009, recebi um recado através do meu Blog, advindo do EEUU que soprou uma nova possiblidade para ao menos um desses Zatelli, para ser mais específico o tal Luigi Zatelli. A Mensagem é a que segue: “Olá. Eu te dizer que eu tenho algumas informações sobre estas famílias. Bem, minha família está nos EEUU já há algumas gerações agora. Estou seguro que nossas famílias estão conectadas através dos TAFFNER e também através dos ZATELLI, “o que de alguma maneira está apontado em nossa Bília familiar do nosso parente Luigi Zatelli” . “Zatelli transformou-se ou foi substituído por Zanotti (SIC)”. Gostaria de saber mais sobre ambos os ramos da família. Minha família ainda possui a Bíblia de Taffner e Zanotti, citando as gerações até os meus bisavós, MAS eu descendo de Santa Theresa no ES. Eu acho! Seja como for fui direcionado ao seu blog através de um colega de universidade que me disse que havia encontrado informações e me sacaneou. Bem, Eu gostaria de saber mais sobre sua conexão com Taffner e Zanotti (SIC). Andrea Allexis Agatha Evangelista Zanotti-Taffner. “Hi! I wanted to tell that I have some information for you on these families; Well a link to mine at least although my family has been in the USA for a few generations now; I am certain that we are likend throught the TAFFNER and also Zatelli "which somehow is shown in our faimly bible for a relative as Luiggi Zatelli " Zatelli crossed over and replaced with Zanotti " " family hence I would like to know more about both sides. My family even has the family bible for Taffner and Zanotti going back from my great grandparents BUT my side COMES FROM the Santa Theresa in ES. I guess.! Anyhow I was directed to this blog by a college friend who claimed to have found info "or dirt" on me lol. Well I guess I want to know more on your Taffner link. Thanks. Andrea Allexis Agatha Evangelista Zanotti-Taffner. andrea2andrea@msn.com

Nenhum comentário: